Demolição do edifício São Pedro, na Praia de Iracema, deve durar até 90 dias
A Prefeitura de Fortaleza já iniciou o processo de demolição do edifício São Pedro, nesta terça-feira (5), no bairro Praia de Iracema, na Capital. A demolição se dá após laudos técnicos apontarem a impossibilidade de qualquer recuperação do prédio, que oferece alto risco de desabamento, além da revogação de interesse público do imóvel por parte do Governo do Estado do Ceará.
Os trabalhos devem durar até 90 dias e não irão afetar o tráfego de pedestres e veículos nas vias próximas ao prédio. Ao todo, a intervenção deve custar cerca R$ 1,7 milhão, valor que, segundo o titular da Infraestrutura, será cobrado dos proprietários do edifício.
Foram retiradas 16 pessoas em situação de rua: dois casais e 12 indivíduos. A Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), equipes de assistência social fizeram os atendimentos necessários para solicitação de documentos e cadastro para Aluguel Social.
HISTÓRIA DO EDIFÍCIO
Instalado em 1951, com o nome de Iracema Plaza Hotel, o prédio já foi considerado o “Copacabana Palace cearense”. Era o primeiro empreendimento na orla de Fortaleza com mais de um andar. No fim dos anos 1970, passou a ser de uso exclusivamente residencial e foi rebatizado como “Edifício São Pedro”.
Em 2006, o Município decretou o tombamento provisório. Nove anos depois, a portaria 31/2015, lançada pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) reiterou o processo quanto ao prédio. Naquela ocasião, o conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Fortaleza (Comphic) aprovou, por unanimidade, o tombamento definitivo.
Após anos de espera, o tombamento definitivo foi indeferidopela Prefeitura. A decisão de não tombamento, assinada pelo prefeito em agosto de 2021, baseou-se na condição estrutural do prédio. Segundo a gestão, a manutenção da estrutura era “inviável”, e a proteção, portanto, não foi consolidada.
*Imagem da capa: Secultifor