No Nordeste, Ceará apresenta maior índice de sobrepeso entre adolescentes atendidos pelo SUS

O Dia Mundial da Obesidade, lembrado anualmente em 4 de março pela Federação Mundial da Obesidade, propõe um debate mais amplo sobre esta doença crescente no Brasil e no mundo, que merece a atenção de toda a sociedade.

Mais de 1 bilhão de pessoas estão vivendo com obesidade no mundo, de acordo com uma análise global publicada na revista The Lancet no dia 29 de março. A pesquisa foi feita em colaboração com a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Os dados mostram que a doença mais do que dobrou entre adultos e quadruplicou entre crianças e adolescentes de 5 a 19 anos, no período entre 1990 e 2022.

No Ceará, dos adolescentes de 10 a 19 anos atendidos pelo SUS e acompanhados entre janeiro e outubro de 2022, 20,67% mostraram sobrepeso, 10,35% apresentaram obesidade e 2,36% foram diagnosticados com obesidade grave. O índice de sobrepeso no estado é o maior da região.

Para falar sobre o tema e como inserir na rotina hábitos saudáveis e prevenir a obesidade, a nutricionista e docente da Estácio Ceará, Mariana Dantas, conversou com a rádio Shalom, no programa Em Sua Companhia. Acompanhe na íntegra.

 

*Imagem da capa: iStock