Vacinação contra a gripe inicia na segunda-feira (11) no Ceará; veja quem pode ser imunizado

Por meio de note técnica, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), informou a antecipação da campanha de vacinação contra a gripe no Ceará, devido ao aumento dos casos de síndromes gripais. A imunização destinada a grupos prioritários terá início na próxima segunda-feira (11) e seguirá até 31 de maio, como parte da 26ª campanha nacional, promovida pelo Ministério da Saúde.

O Estado recebeu do Ministério da Saúde um total de 904 mil doses da vacina, distribuídas para todas as Regiões de Saúde do Ceará. Em Fortaleza foram disponibilizadas 254 mil doses através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Grupos prioritários para vacinação contra a gripe:

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)

– Idosos a partir de 60 anos

– Gestantes e puérperas (cartão da gestante ou exame de gravidez);

– Povos indígenas

– Professores do ensino básico ou superior; (crachá com foto ou contracheque)

– Pessoas com deficiência permanente

* Caminhoneiros

– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso; (crachá ou contracheque)

– Trabalhadores portuários (crachá com foto ou contracheque)

– Forças de segurança e salvamento (crachá com foto ou contracheque)

– Forças armadas (crachá com foto ou contracheque)

– Pessoas em situação de rua

– Trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade (carteirinha do conselho, contracheque, declaração do serviço de saúde em Fortaleza ou crachá com foto)

– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentes da idade (Doenças: respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, neurológica crônica, além de diabetes, imunossupressão, obesidade grave, transplantados e portadores de trissomias). *Apresentar exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica com até seis meses.

 

Campanha 2023

Durante o ano de 2023, foram aplicadas 707.519 doses da vacina contra a influenza em Fortaleza. Deste total, 635.852 foram entre os meses de março e outubro, nos grupos prioritários, atingindo 66% do público-alvo.

Foram contabilizados 155.918 atendimentos nos postos de saúde do Município por sintomas de síndrome gripal entre janeiro e dezembro de 2023. Deste quantitativo, 65.999 foram de crianças, de zero a 12 anos.

 

*Imagem da capa: Casa Civil – Governo do Ceará