Aproximadamente 11 mil pessoas são diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista no Ceará; Conheça os principais direitos da pessoa autista
Nessa terça-feira (2) foi lembrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi estabelecida em 2007 com o objetivo de compartilhar informações sobre o autismo com a população, visando reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.
A Psicóloga e professora do curso de Psicologia do UniFanor, Suzanne Bandeira, ressalta a importância desse dia de conscientização.
No Ceará, dados do IntegraSus revelam que aproximadamente 11 mil pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Esses números destacam a necessidade urgente de aumentar a conscientização e promover a inclusão desses indivíduos em todos os aspectos da sociedade.
A psicóloga ainda explica como lidar com o preconceito, principalmente, para as crianças.
Zuzanne pontua que é importante identificar os sinais precoces, pois isso possibilita iniciar as intervenções necessárias, promovendo ganhos no desenvolvimento.
É importante ressaltar que o autismo não é uma condição que pode ser curada. No entanto, com o apoio adequado, intervenções terapêuticas e ambiente favorável podem aprender a gerenciar seus sintomas e alcançar seu pleno potencial.
Os 5 Principais Direitos da Pessoa Autista
01 – Direito à Educação: A Lei Brasileira de Inclusão Social (LBI) proíbe a negativa de ingresso do autista na rede de ensino pública ou privada.
02- Direito à Saúde: Os planos de saúde têm a obrigação de enfrentar o início do tratamento prescrito pelo médico, independente da complexidade.
03- Direito ao CIPTEA: A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) é emitida de acordo com a Lei do Autista.
04- Direito à Isenção de Impostos: A compra de carro novo em nome do autista dispensa o pagamento de diversos tributos, de acordo com a Lei n. 14.287/21.
05- Direito ao BPC: O Benefício de Prestação Continuada (BPC) garante o recebimento de um salário mínimo por mês aos autistas que vivem em condições de pobreza.
Imagem da capa: SUS