Papa Francisco reconhece segundo milagre atribuído à Carlo Acutis

O papa Francisco reconheceu um milagre atribuído à intercessão do beato Carlo Acutis, abrindo caminho para que ele se torne o primeiro santo millennial.

O reconhecimento do segundo milagre atribuído à intercessão de Acutis possibilita que Acutis possa ser canonizado durante o Ano Jubilar de 2025 da Igreja. O adolescente italiano que morreu de câncer em 2006 é conhecido por sua grande devoção à presença real de Jesus na Eucaristia.

Em decreto publicado nessa quinta-feira (23), o papa Francisco aprovou a cura milagrosa de Valeria Valverde, de 21 anos, da Costa Rica, que estava perto da morte depois de ferir gravemente a cabeça em um acidente de bicicleta quando estudava em Florença, Itália, em 2022.

O primeiro santo millennial

Nascido em 1991, Acutis é o primeiro millennial, isto é, alguém que cresceu na virada do milênio, a ser beatificado pela Igreja Católica. Logo depois da primeira comunhão, aos sete anos de idade, Carlo disse à mãe: “Estar sempre unido a Jesus: este é o meu projeto de vida”. Para isso, Carlo buscou assistir à missa diária sempre que possível na igreja paroquial do outro lado da rua de sua escola primária em Milão.

Carlo gostava de computadores, animais e videogames. Seu diretor espiritual lembrou que Carlo estava convencido de que a evidência dos milagres eucarísticos poderia ser persuasiva para ajudar as pessoas a perceberem que Jesus está presente em todas as missas.

Carlo morreu aos 15 anos, em 2006, pouco depois de ser diagnosticado com leucemia. Antes de morrer, Carlo disse à mãe: “Ofereço todo o meu sofrimento ao Senhor pelo papa e pela Igreja, a fim de não ir para o purgatório, mas ir direto para o céu”.

Milhares de pessoas visitaram o túmulo de Carlo em Assis depois de sua beatificação na basílica de São Francisco de Assis em 10 de outubro de 2020.

O arcebispo de Assis, dom Domenico Sorrentino, que está atualmente em Roma para uma reunião da Conferência Episcopal Italiana, comemorou a notícia de que Acutis será canonizado.

 

*Imagem de capa: Vatican News