Acesso aos torcedores para o Castelão e Romeirão será por biometria
As arenas Castelão e Romeirão, respectivamente em Fortaleza e Juazeiro do Norte, vão passar a contar com biometria facial para acesso de torcedores. A implantação da medida deve ser finalizada até 25 de junho de 2025.
Conforme o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a medida integra determinações da Lei Geral do Esporte, que prevê identificação biométrica para praças esportivas com capacidade para mais de 20 mil pessoas.
Em reunião promovida na última semana, na sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza, representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública falaram da experiência da implantação do projeto em Brasília e reforçaram a necessidade da integração de informações entre diferentes órgãos de segurança pública, de modo a ampliar a segurança no futebol.
Assinado em setembro de 2023, o Acordo de Cooperação do projeto Estádio Seguro inclui iniciativas que proíbam e previnam “atos de violência, racismo, xenofobia, sexismo, homofobia ou qualquer outra forma de discriminação e violência no âmbito esportivo, além da manipulação de condutas e resultados esportivos”.
*Foto da capa: Carlos Gibaja