Ofício da Imaculada Conceição
De Raquel nasceu
O Ofício da Imaculada Conceição foi escrito originalmente em latim no século XV, pelo monge franciscano Bernardino de Bustis na Itália.
O objetivo, ao escrever esta oração, era proteger a doutrina da Imaculada Conceição dos diversos ataques que sofria dos hereges.
O escrito foi aprovado pelo Papa Inocêncio XI no ano de 1678, sendo enriquecido pelo Papa Pio IX em 1876, anos depois dele ter definido como Dogma de fé a doutrina da Imaculada Conceição na Bula “Ineffabilis Deus”, em 8 de dezembro de 1854.
Uma antiga tradição diz que Nossa Senhora se ajoelha no Céu quando alguém na terra reza o Ofício.
Cada uma das louvações feitas a Mãe de Deus, são baseados nas referências da Sagrada Escritura. Cada uma das expressões encontradas como: “velo de Gedeão”, “estrela de Jacó”, “trono de Salomão”, “torre de Davi” e tantas outras, fazem uma alegoria, uma comparação com Nossa Senhora.
No quadro “Por que amo Maria”, da Rádio Shalom, a co-fundadora da Comunidade Católica Shalom, Emmir Nogueira, gravou uma série sobre o Ofício da Imaculada Conceição. A cada episódio ela explica uma das expressões da oração em louvor a Virgem Maria.
Neste episódio ouça sobre o termo “De Raquel nasceu”